Vivemos em um país de clima tropical, e pouco ou quase nada temos de frio, um pesar para aqueles que apreciam as baixas temperaturas, pois com o frio temos a oportunidade de desfrutarmos bebidas mais encorpadas, pratos diferenciados de culinárias provenientes de paises com clima bem diferente, sim o clima influencia e muito, em paises mais frios existe a necessidade de pratos mais quentes e calóricos devido às baixas temperaturas, mas nós também temos nossos momentos de frio, e com eles trazemos pratos bem saborosos atípicos para nós, seria o caso da iguaria que a seguir falaremos o tal Fondue.
Fondue (fundida) é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo, aquecido sobre uma lamparina, também conhecida, como ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos. Alem da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne. Existe também a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias.
A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça.
A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas.
Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça.
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em New York passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Dentro da região Jura/Savoie fica a cidade de La Chaux-de-Fonds que diz ser o berço do fondue de queijo.
Bom e então desde o inverno passado nós da Casa do Blues, concebemos esta idéia, de trazermos este prato muito apreciado no mundo inteiro para nosso cardápio de inverno, cardápio este que já será disponibilizado nos próximos dias com a chegada do frio, contando com versões originais e muito saborosas convidamos a todos os amigos, a vir apreciar esta preciosidade de prato, altamente recomendado, não percam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário